Blog do CEPRO

21/02/2020

Praticar empatia nos ajuda a ressignificar o caminho

Este é o eixo temático elaborado pela equipe do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro Rio Branco) para o ano de 2020.

Neste ano, vamos destacar a empatia, uma habilidade socioemocional que torna-se algo pertinente nos ambientes de trabalho e uma das competências fundamentais para o convívio social. Em resumo, essa palavra se refere à habilidade de se colocar no lugar do outro, percebendo seus sentimentos e agindo de acordo com essa percepção. Assim, aprender mais sobre a empatia significa desenvolver melhor o nosso papel de liderança e ressignificar o caminho, ou seja, rever nossas metas, de forma mais significativa.

Não é fácil praticar a empatia, especialmente, em meio a uma vida agitada e cheia de pressões. O Cepro Rio Branco preocupado com essa questão tem em seus Programas de Formação Profissional alguns trabalhos específicos para os jovens aprenderem a lidar com as suas emoções, ajudando a entender quais são as suas necessidades e perspectivas, assim como entender as necessidades dos outros.

Assim, o eixo temático do Cepro será trabalhado ao longo do ano, por meio de atividades socioeducativas, oficinas e no dia a dia, a fim de estimular mudanças de comportamento, melhorias na vida de cada um e, consequentemente, transformações na sociedade.


Praticar empatia nos ajuda a ressignificar o caminho