05/02/2020
                                    Programa aprendiz: você conhece bem?
                                    A vida precisa do vazio.
A lagarta dorme num vazio chamado casulo até se transformar em borboleta.
A música precisa de um vazio chamado silêncio para ser ouvida.
Um poema precisa do vazio da folha de papel em branco para ser escrito.
                                    O jovem também precisa deste vazio, que chamamos de tempo, para qualificar-se profissionalmente!   
                                    Afinal, a qualificação é essencial para qualquer pessoa que busca um lugar no mercado de trabalho, principalmente para os jovens entre 14 e 20 anos. 
                                    Isso porque, além de serem inexperientes, estão na fase de transformações físicas, cognitivas e psicológicas. Deixando a infância e construindo o adulto que desejam ser. 
                                    O momento é lindo e complexo, mas, ao mesmo tempo, repleto de cobranças sociais e pessoais. Dentre elas, o desafio de conseguir um emprego formal. 
                                    Neste momento, o programa de aprendizagem, que é voltado para quem tem entre 14 e 24 anos, pode colaborar de forma positiva, pois oferece capacitação profissional, social e oportunidade econômica. 
                                    O que é aprendizagem profissional?
                                    Aprendizagem profissional é um instrumento de qualificação profissional para adolescentes e jovens, concretizado por meio da obrigação legal de cumprimento da cota de contratação de aprendizes pelas empresas.
                                    O que é o programa de aprendizagem profissional?
                                    É o programa de aprendizagem técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob orientação pedagógica de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica, elencada no art. 430 da CLT, e com atividades práticas coordenadas pelo empregador.
                                    Dessa forma o programa contribui com o desenvolvimento do jovem, preenchendo o tempo disponível, sobretudo afastando-o das mazelas da sociedade, aprimorando as habilidades do aprender a aprender, tornando-o protagonista da sua vida e sujeito ativo sobre o que está fazendo causando impacto na sociedade na qual ele está inserido. 
                                    
                                    