22/01/2020
Como o jovem aprendiz pode ajudar a sua empresa?
O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), idealizada para solucionar questões sociais de combate ao trabalho infantil e inserção do jovem no mercado de trabalho.
O programa tem mais de 19 anos de existência e já beneficiou inúmeras pessoas e empresas. No Cepro, formamos milhares de jovens e tivemos a felicidade de ingressar a grande maioria no mercado de trabalho como aprendizes.
Nesta trajetória constatamos alguns pontos relevantes que contribuíram para o desenvolvimento do trabalho nas empresas parceiras.
Abaixo elencamos algumas vantagens de ter um aprendiz na empresa:
- Formação do jovem colaborador dentro do perfil mais adequado e de acordo com a cultura organizacional, visto que ainda não tem vícios trazidos de outras empresas;
- Convivência entre diferentes gerações: estamos no momento em que as informações trafegam em segundos de um ponto para outro do globo e que as tendências mudam num piscar de olhos, sendo muito importante a integração entre gerações. Jovens trazem oxigênio para sua empresa;
- Disposição e energia: pode parecer algo de menor importância, mas, em muitos casos, o frescor dos jovens é essencial para encarar novos desafios.
É natural que no início de carreira o jovem tenha dificuldades para desenvolver algumas rotinas dentro da empresa. Para evitar problemas ele precisa ser acompanhado de perto até incorporar às práticas do dia a dia.
Por outro lado, o investimento em jovens traz um retorno imensurável para a empresa, pois permite encontrar pessoas dispostas a contribuir, aprender e incorporar a cultura organizacional.