04/07/2012

Formatura da 7º Turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

O Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e o Rotary Club, celebraram a formatura da 7º Turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, no dia 3 de julho. A solenidade homenageou formandos, familiares, educadores do Cepro e os parceiros do programa.


Susana Penteado, José Américo Fischmann, Ariovaldo Caodaglio, Adalberto dos Santos Oliveira, Eduardo de Barros Pimentel, José Roberto de Melo, Edman Altheman e Sabine Vergamini

Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, ressaltou a satisfação em participar de mais uma formatura e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos no desenvolvimento profissional dos formandos.

Susana Penteado, diretora do Cepro, expôs o envolvimento cada vez maior da instituição com a inclusão de pessoas com deficiência, com destaque para os avanços na legislação, que promoveram maior empregabilidade para essas pessoas.

José Roberto de Melo, superintendente do STRE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo), ressaltou que o cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência deve ser uma luta da sociedade.

O paraninfo da turma Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur, destacou a importância da parceria com a Fundação, por meio do Cepro, e com o Rotary Club, com o objetivo de promover o Programa de Aprendizagem para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, e lembrou a necessidade de a sociedade se responsabilizar em cuidar do meio ambiente e das pessoas.

José Américo Fischmann, representante do Rotary Club, parabenizou os formandos pela conquista e destacou o trabalho realizado pelo Rotary, que luta pela inclusão de pessoas, desenvolvendo suas capacidades.

Também participaram do evento Ivo Nascimento, membro do Conselho Superior da Fundação, Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, e Adalberto dos Santos Oliveira, superintendente da Ecourbis.


Formandos da 7º Turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência

A formatura contou com homenagem à turma de surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os alunos com deficiência compuseram um texto, destacando a autoestima e a necessidade de aproveitar as oportunidades, que foi lido na cerimônia. Os alunos surdos apresentaram a peça teatral "Após a máquina humana", que mostrou o cotidiano de um profissional. Depoimentos de alunos e ex-alunos, que contaram suas histórias de vida e desafios que enfrentaram, marcaram a cerimônia.