03/02/2015

Selur contrata consultoria para o curso de pessoas surdas


O Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), parceiro do Centro Profissionalizante Rio Branco para o Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, contratou uma consultoria para a formação dos instrutores. Com duração de dois meses, o curso “Português instrumental com fins específicos para surdos”, a atividade tem como objetivo ensinar a língua portuguesa como segunda língua na modalidade escrita, para os alunos surdos.

A criança surda tem inicialmente o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras), totalmente diferente da língua oral, utilizada pela sociedade ouvinte. O português escrito é pautado pelo português oral. Assim, é necessário criar meios para ensinar o português aos surdos, como segunda língua. 

A consultora contratadada, Regina Brás Rocha, é linguista, já foi professora de alunos surdos do Colégio Rio Branco e, na adolescência, foi aluna do Cepro. “Para o Cepro é um orgulho poder contar com uma consultora que iniciou sua trajetória profissional aqui, destacou Susana Penteado”, diretora do Cepro.


Equipe do Cepro junto com Regina Rocha