11/11/2009

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Mais de 500 jovens, incluindo alunos do Colégio e do Cepro, participaram do “Dia Mundial da Luta contra a AIDS”. Educadores, médicos e representantes de entidades, voltadas ao atendimento de crianças, jovens e adultos portadores de HIV, abordaram diversos temas relacionados à Sexualidade e AIDS.

O evento, realizado pelo 9º ano consecutivo, em parceria com a Fundação de Rotarianos de São Paulo, Colégio Rio Branco e Centro Profissionalizante Rio Branco, aconteceu no dia 11 de novembro - no auditório do CRB – Unidade Higienópolis, sendo coordenado pelo médico infectologista, Vicente Amato Neto, como apoio ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS - com mobilização universal, oficialmente, no dia 1º de dezembro.

O encontro orientou jovens do Colégio, Cepro, ESPRO, Instituto Profissionalizante Paulista – IPP, e do Centro de Aperfeiçoamento Multi-Pedagógico – CAMP Oeste e Pinheiros, sobre a infecção por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.


Alunos do Colégio Rio Branco apresentam pesquisas sobre o tema

Na abertura do evento, que teve como mestre de cerimônia, o jornalista Sérgio de Castro, o governador do Distrito 4610 do Rotary Club, Reinaldo Domingos, ressaltou aos jovens a importância da divulgação das ações preventivas à AIDS, disseminando assim o conhecimento adquirido no ambiente escolar. Compuseram também a mesa da cerimônia, representando o presidente da Fundação, Eduardo de Barros Pimentel, Gunter Pollack; a diretora da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, Thais Santana Moraes; e o médico, Vicente Amato Neto.

De forma descontraída os alunos do Colégio transmitiram informações sobre a doença, por meio de depoimentos, slides, vídeos e teatro, com a peça Adolescência Perdida. O grupo Jovens Atores e Poetas do Cepro realizou a apresentação teatral “Uma vezinha só.


Grupo de Jovens atores e poetas do Cepro

Contemplaram a pauta do evento as palestras “AIDS Conhecimentos Básicos”, ministrada por Ana Maria Fonseca Zampieri, doutora em Psicologia Clínica; e a “Redução de Riscos no Combate à AIDS, com Vicente Amato Neto, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O encontro contou com a realização e colaboração da Sociedade Médica Ítalo-Brasileira, Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Centro de Estudos “Samuel B. Pessoa”, e Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Regional de SP).

Simultaneamente, na unidade Granja Vianna, os alunos de Cepro assistiram a uma palestra sobre o mesmo tema, com o psicólogo Valdemir Caetano, da empresa parceria Porto Seguro Saúde.