03/07/2012

5 º Ano do Programa de Aprendizagem Profissional

O Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) comemorou o 5º ano do Programa de Aprendizagem Profissional, no dia 28 de junho, com a formatura da 11 º turma do Programa, com cerca de 270 aprendizes.


Equipe de profissionais do Cepro

O Centro Profissionalizante Rio Branco atua há mais de 60 anos na inclusão de jovens de escola pública no mercado de trabalho, é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o selo “Parceiros da Aprendizagem” e conta com a parceria de mais de 50 empresas.

Susana Penteado, diretora do Cepro, ressaltou a importância da comemoração do 5º Ano do Programa de Aprendizagem Profissional e relembrou os 65 anos de história completados pela Fundação de Rotarianos de São Paulo. "Temos muita satisfação de conquistar tantas parcerias com diferentes instituições. Estamos felizes por estar aqui".


Formandos e e profissionais do Cepro

Padrinho do evento, José Roberto de Melo, superintendente do SRTE/SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo), estimulou a busca pelo conhecimento, contando aos formandos que cada um possui habilidades que os diferencia dos demais, e que essas capacidades devem ser desenvolvidas a fim de que possam ser inseridos no mercado de trabalho. O representante mencionou a importância do incentivo à contratação de aprendizes do ponto de vista do cumprimento de legislação específica, da responsabilidade social e do alinhamento das empresas junto à lei, visando integrar os jovens ao planejamento estratégico.Na comemoração, foi exibido o filme "O Aprendiz, um novo olhar", elaborado pela Comissão Papel das Empresas do Fórum Paulista de Aprendizagem Profissional (Fopap), que visa esclarecer o que é a Aprendizagem Profissional.

O evento contou, ainda, com homenagens aos formandos, aprendizes e educadores, além da apresentação da peça "65 Rosas", do Grupo Jovens Atores e Poetas do Cepro.


Cena da peça "65 Rosas"

Marcaram presença Luis Nobre, Ivanete de Souza e Wilson Domingues, representantes do CMDCA de Vargem Grande Paulista, Débora Nunes, do Foro Distrital de Vargem Grande Paulista, Manuel Maia, coordenador geral da Comissão de Responsabilidade Social do Sescon-SP, e representantes de diversas empresas parceiras. Também estiveram presentes o diretor da Fundação Dino Samaja, que representou o presidente Eduardo de Barros Pimentel, Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, Alexandre Uehara, diretor Acadêmico das Faculdades, Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco, além de gestores da Fundação e suas mantidas.

Representantes das empresas parceiras homenageiam os aprendizes

A supervisora de Recursos Humanos da Hanesbrands Inc., Luciana Livia de Novais, destacou que a empresa mantém parceria com o Cepro desde o início do Programa de Aprendizagem. "Posso dizer que, mais que um compromisso ou um dever, é uma satisfação pessoal e para a Hanesbrands dar a oportunidade para os jovens de se integrarem ao mercado de trabalho", comentou.

Marcelo Vieira, da Wurth do Brasil, ressaltou que os alunos do Cepro vão para as empresas bem preparados. "Acreditamos que essa parceria é para investir na empresa e no futuro da nação, a fim de criar uma porta de entrada de trabalho".

Priscila Damiani, da AstraZeneca, ressaltou a grande importância da parceria com o Cepro. "Temos mais de 30 jovens conosco. Conseguimos ver o desenvolvimento comportamental e profissional deles".

Wagner Souza, também da AstraZeneca, comentou que os aprendizes do Cepro demonstram grande vontade de aprender e conseguem assimilar o que é ensinado de forma rápida. "Chama a atenção a energia e a gana de querer aprender".