23/05/2011

Viagem de estudos à Dinamarca e Holanda

Referências internacionais na área da educação, Dinamarca e Holanda foram os países visitados em viagem de estudos promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieesp), com apoio da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), entre 9 e 20 de maio, que teve a participação das educadoras da Fundação de Rotarianos de São Paulo - Thaís Sant' Ana de Moraes, diretora da Unidade Higienópolis do Colégio Rio Branco, e Susana Penteado, diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro).

A viagem, em consonância com a prática de benchmarking da Fundação, proporcionou às educadoras conhecer o sistema educacional desses países, da educação infantil ao ensino médio, bem como as escolas técnicas ou vocacionais, uma tendência mundial.


Educadores visitaram o Ministério da Educação na Dinamarca

As educadoras tiveram oportunidade de conhecer as estruturas e principais projetos das "independent schools", instituições de ensino apoiadas pelo governo, que possuem autonomia curricular e de gestão, diferencial do sistema educacional da Holanda e Dinamarca. A qualidade e desempenho das escolas públicas e privadas das duas nações é destaque mundial, uma vez que a formação é pautada no perfil e habilidades de cada estudante. Foram seminários e debates com educadores locais, visitas às principais escolas, discussões sobre metodologias, projetos, recursos técnicos, forma de atuação em classe, além de outros temas relevantes da pauta educacional.

Uma visita à Lego, segunda maior empresa da Dinamarca, que tem grande atuação na área da educação no Brasil e no mundo, ampliou as possibilidades de uso desses recursos, já utilizados pelo colégio, destinados ao desenvolvimento da criatividade e do espírito investigativo. As educadoras adquiriram um vasto material de reposição destinado às atividades de todas as séries, entre elas a de robótica.

Outro importante aspecto da viagem de estudos foi o estímulo à abertura de canais de comunicação e o intercâmbio de experiências entre profissionais dos dois países e do Brasil.