27/06/2017

Programas de Aprendizagem apoiam jovens na busca por emprego

Dados do IBGE sobre desemprego confirmam que os jovens são os mais penalizados na hora de buscar trabalho. Uma alternativa para os jovens ingressarem no mercado são os Programas de Aprendizagem.

Com o propósito de oferecer um projeto de excelência para a comunidade e contribuir para minimizar o desemprego entre os jovens, o Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) oferece o Programa de Socioaprendizagem Profissional, que, além de desenvolver competências básicas, técnicas e comportamentais para a inserção laboral, atende os requisitos da lei 10.097/00 – Lei de Aprendizagem.

Segundo o Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego, de janeiro de 2014, estabelecimentos de qualquer natureza que tenham, pelo menos, sete empregados são obrigados a contratar aprendizes, estudantes do Ensino Fundamental ou Médio de escolas públicas, inscritos em Programas de Aprendizagem do Sistema "S", escolas técnicas ou de instituições certificadoras aprovadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Esta lei oferece a possibilidade de adolescentes, a partir dos 14 anos, se qualificarem e ingressarem no mercado de trabalho, balizados por uma instituição certificadora. Os Programas de Aprendizagem devem oferecer formação técnico-profissional metódica. É um contrato de trabalho especial entre o jovem, a instituição e a empresa, por prazo determinado, em que as atividades práticas são desenvolvidas na empresa e as atividades teóricas são executadas na instituição certificadora.

Este formato de trabalho especial garante proteção ao jovem, pois cabe à instituição oferecer a formação, cuidar da qualidade das atividades exercidas na empresa e zelar pelas relações saudáveis no ambiente de trabalho.

Confira notícia publicada na Folha de S. Paulo, sobre os números do desemprego.

Saiba mais sobre o Programa de Socioaprendizagem Profissional do Cepro.

Contrate um Aprendiz do Cepro e seja nosso parceiro!

Cepro: diferente para fazer a diferença!