01/07/2010

Formatura da 7ª Turma do Programa de Aprendizagem

O dia 01 de julho representou, para os jovens da 7ª Turma do Programa de Aprendizagem Profissional, um momento de celebração e conquista!

Refletindo o eixo temático do ano “Boas atitudes transformam o mundo”, em homenagem ao Ano Internacional de Aproximação entre Culturas e Biodiversidade, proposto pela Unesco, os formandos participaram de uma especial cerimônia de encerramento do curso.

Na abertura, o padrinho da turma, presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Eduardo de Barros Pimentel, enfatizou aos jovens: “Vocês estão saindo daqui para ingressar no mundo das atividades profissionais e, tenho certeza, que a contribuição de cada um de vocês fará a diferença na empresa em que estiverem”. Como exemplo para os estudantes, o presidente contou sobre um ex-aluno do Cepro, Roger Souza, que, atualmente com 26 anos, trabalha na Noruega em eventos, fazendo traduções do inglês para o português e, também, como representante de produtos naturais brasileiros. O presidente da FRSP, revelou que ao conhecer Roger, em um evento do Rotary Internacional, ele lhe disse “Somos nós os grandes responsáveis por alcançar nossos sonhos. Com muito trabalho e empenho podemos conquistar o que quisermos”.

Alinhada a este princípio, a coordenadora do Cepro, Susana Penteado, enfatizou que esta foi a 1ª semente plantada, “Vocês foram preparados para o mercado, agora é necessário dedicação e comprometimento”.


Formandos vibram pela formatura

Uma retrospectiva, em vídeo, com cenas emblemáticas de cada uma das turmas levantou a platéia de formandos. Como parte das homenagens, os ex-alunos do Cepro, atualmente, aprendizes em regime de concomitância, foram chamados ao palco, junto com os representantes das empresas parceiras. Uma homenagem, com apresentação de imagens do padrinho Eduardo de Barros Pimentel junto aos alunos do Cepro abrilhantou a evento.

A palestra “Delineando o Futuro por meio do Encontro de Gerações”, conduzida pelo especialista, Marco Pardini, gestor da Siemens, trouxe uma reflexão a respeito das peculiaridades nas atitudes das diferentes gerações em âmbito profissional. Pardini expôs os traços específicos de cada grupo e como tais diferenças podem interferir nas relações interpessoais. O estudioso afirmou, ainda, que “a harmonia no convívio destas gerações ocorre na medida em que obtemos o conhecimento das particularidades de cada um dos perfis”.

Representando o grupo de empresários presentes, a profissional Maria Elizabeth S. de Mendonça, da empresa FDB – Infraestrutura e Comércio apresentou seu depoimento sobre a experiência de trabalhar com jovens aprendizes, “os aprendizes, também, nos ensinam muito, uma vez que nos fazem rever e reciclar nossos conhecimentos”.


Gestores da FRSP junto com representantes das empresas
parceiras do Cepro

Para encerrar, interpretações do Coral do Cepro, por meio de um vídeo. Em uma cativante apresentação do Grupo Jovens Atores e Poetas do Cepro, que homenageou o poeta e escritor Manoel de Barros, com a peça "Brinquedo palavras", os alunos refletiram o valor dos livros, das brincadeiras, e, sobretudo, da palavra escrita e falada.

Prestigiaram a cerimônia, profissionais representantes da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego e das empresas parceiras: Fundação de Rotarianos de São Paulo, AstraZeneca, FDB – Infraestrutura e Comércio, Henkel, Danisco, Siemens, Lavanderia Santiago, Kim Pães, Envia Service e Adedo Contact Center.

O vice-presidente da FRSP, Nahid Chicani, enviou mensagem de sucesso aos formandos. A coordenadora da Escola para Crianças Surdas Rio Branco, Sabine Vergamini; o gerente de Relações Internacionais da FRSP, Roberto Bedrikow; o membro do Conselho Superior da FRSP, Ivo Nascimento; além de educadores e profissionais do Cepro, prestigiaram a cerimônia.