08/07/2009

Formatura da 5ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional

Planejar o futuro e construir o presente, esta foi a meta da 5ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional do CEPRO, que teve como eixo temático de suas atividades: “O futuro que queremos está em nossas mãos”. A turma composta por 260 jovens se formou, no dia 08 de junho, em solenidade que homenageou alunos, pais, parceiros e voluntários. Na abertura do evento, o presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Dr. Eduardo de Barros Pimentel, ressaltou o valor do trabalho conjunto de professores, alunos, pais e empresas parceiras, fundamental para a formação ética e educacional dos jovens que participam do programa.

Contextualizando aspectos importantes para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, a consultora em etiqueta e comportamento social, Cristina Ferraz de Barros Pimentel, ministrou a palestra “Etiqueta no Trabalho: fundamental para o seu sucesso profissional”, apresentando aos alunos e convidados conceitos e posturas indispensáveis no dia a dia profissional.


Os aprendizes sobem ao palco para homenagem

Como parte das homenagens, os ex-alunos do Cepro, atualmente, aprendizes em regime de concomitância, foram chamados ao palco, junto com os representantes das empresas parceiras. Após, os formandos se levantaram e vibraram ao ver no telão as imagens de cada uma das turmas, momento em que apresentaram o clipe da música “O futuro que queremos está em nossas mãos”, de autoria de um grupo de formandos. Segundo a coordenadora da unidade, Susana Penteado, “No cotidiano de nossas atividades trabalhamos valores como a ética, a cidadania e a solidariedade, demonstrando aos jovens como estas práticas podem influenciar na construção de seu presente e futuro”, explica.

A poética dos “Jovens Atores e Poetas do CEPRO” trouxe grande brilho à cerimônia, por meio de uma apresentação teatral em homenagem à vida e obra de Machado de Assis, um dos escritores ícones de nossa história.


Da esquerda para a direita: Dr. Eduardo de Barros Pimentel,
a palestrante Cristina Ferraz de Barros Pimentel e Susana Penteado

Compuseram o grupo de homenageados da formatura o empresário voluntário, Roger Barki; Sandra Cristina Antunes, da Kim Pães; Kamila Mileto, da Livraria da Vila; Maria Elizabete Santos Souza, da Adedo; Fabiana Kamie Rangel, da Fecap; José Luiz Muniz da Cunha, e Denílson Fernandes Rodrigues, da Envia Service; Fábio Lopes Bueno Netto, da 24 x 7 Cultural; Roselene Zangrande, responsável pelo Programa de Voluntariado da Danisco e Claúdia G. Moraes, AstraZeneca, que evidenciou o ganho de se entrar no mercado de trabalho como menor aprendiz, “A partir desta oportunidade, os jovens tem a possibilidade de se desenvolver, sendo respaldados no período de concomitância e estabelecendo contato com profissionais de diferentes áreas, o que contribui para a escolha de uma futura profissão”, avalia.

Prestigiaram, também, a solenidade a equipe de bibliotecários da unidade Granja Vianna, que vem colaborando com o Programa de Aprendizagem Profissional por meio do “Projeto Biblioteca”, que abre espaço e incentiva a leitura de diversos autores de nossa cultura.

Depoimento

Quando comecei o Programa de Aprendizagem Profissional não tinha idéia de sua importância, cada aluno recebe uma atenção especial, desenvolvendo e aprimorando competências e habilidades para a vida profissional e pessoal.

Após, os alunos participam como aprendizes, de processos seletivos para vagas, com carga horária de até seis horárias diárias, em uma das empresas e ou entidades parcerias do Cepro.

Uma vez contratados, o menores aprendizes realizam a capacitação concomitante. Este é um momento de apoio, no qual o aluno pode esclarecer suas dúvidas com os professores do Cepro, além de adquirir outros conhecimentos, necessários para o dia a dia no trabalho. São dois anos de experiência que passam de forma muito rápida: no início um menor aprendiz, no final, um profissional mais experiente!

Bruna de Souza Silva
concluiu o Programa de Aprendizagem Profissional