15/12/2014

Formatura da 12º turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física


Alunos da 12ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, promovido pelo Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), em parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e com o Rotary Club, receberam seus diplomas pela conclusão do programa. A formatura, realizada no dia 15 de dezembro, reuniu representantes do Selur, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Rotary, educadores, parceiros, diretores, gestores e familiares dos alunos.

O presidente da Diretoria da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani, durante a cerimônia, felicitou os formandos por uma conquista tão importante para a vida profissional e pessoal.


Sabine Bergamini, José carlos do Carmo, José Américo Fischaman, Nahid Chicani, Susana Penteado e Cristiana Cerchiari

Parabenizando os formandos pela conquista, a paraninfa da turma, Cristiana Mello Cerchiari, responsável pelo Selur Social, falou sobre a importância da busca pelo conhecimento e, ainda, ressaltou como é importante desenvolver a inclusão social nas empresas.

Muitas homenagens foram prestadas na ocasião: foi exibido um vídeo com a retrospectiva dos melhores momentos do programa, alunos deram seus depoimentos sobre as experiências e superações, entregaram lembranças de agradecimento aos educadores e assistentes técnicos do Cepro.

Susana Penteado, diretora do Cepro, destacou a parceria entre a instituição, o Selur e o Rotary, para a realização do programa que capacita jovens e adultos, surdos e com deficiência física, para o mercado de trabalho.

Para coroar a premiação, alunos e ex-alunos apresentaram uma pequena peça de teatro em que demostraram que pessoas com deficiência são muito mais que um código de doença, são profissionais com sonhos e realizações, como todas as pessoas.

O evento contou, ainda, com a presença de José Carlos do Carmo, coordenador da Fiscalização Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; José Américo Fischman, do Rotary Club; Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur; Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco; e representantes da equipe de pesquisa do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).


Alunos, educadores e convidados da formatura