19/04/2013

Fórum Lei de Cotas e Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência

Os alunos do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física participaram do Fórum sobre Lei de Cotas e Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência realizado durante a Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), no dia 19 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes.

Acompanhados pela equipe do Cepro, Fernanda Oliveira, Juliana Doto, Simone Arcanjo e Marília Lima, os alunos participaram, pela primeira vez, do Fórum e da Feira.

O Fórum, organizado pelo Espaço da Cidadania, reuniu diversas empresas, entidades e órgãos públicos, que mostraram os projetos desenvolvidos com e para as pessoas com deficiência, e debateram temas como o cumprimento da Lei de Cotas pelos órgãos e empresas públicas, a fiscalização da lei e o direito ao trabalho da pessoa com deficiência.

"As discussões trataram, também, das formas de inclusão das pessoas com quaisquer tipos de deficiência no mercado de trabalho, acessibilidade, benefícios sociais, direitos e deveres dessas pessoas, enfim, o Fórum abrangeu muitas e diferentes questões referentes a esse público", explicou Fernanda Oliveira.


Alunos participaram dos debates do Fórum

Para a profissional do Cepro, a importância da participação no evento vai além do conhecimento e debate sobre essas questões. "Nossos alunos viram que a causa deles é uma luta de todo o país e o que falamos no Cepro é defendido por muitas pessoas. É uma oportunidade de resgate da autoestima e da cidadania, e uma prova de que é possível trabalharem com dignidade".