14/11/11

Entra 21 - 10 Anos Promovendo Empregabilidade Juvenil

Entre os dias 7 e 11 de novembro, a Diretora do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), Susana Penteado, esteve no Panamá para um encontro promovido pela International Youth Foundation, que discutiu, com representantes de diversos países, o resultado do programa Entra 21, criado para apoiar e financiar projetos que promovem a inserção de jovens no mercado de trabalho, por meio da capacitação profissional em Tecnologias da Informação e Comunicação.

O evento teve o objetivo de compartilhar aprendizagens entre as entidades executoras do Programa Entra 21, bem como, discutir resultados nas organizações e ofertas de inserção no mercado de trabalho. Participaram representantes dos países Antigua, Argentina, Belice, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, El Salvador, Grenada, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, República Dominicana e Santa Lucia.


Representantes de diversos países compartilharam aprendizagens

A partir da parceria entre a Fundação de Rotarianos de São Paulo e a International Youth Foundation - IYF e Merrill Lynch, o Centro Profissionalizante Rio Branco desenvolveu o programa entre 2003 e 2006, sendo responsável pela capacitação de 468 jovens da região de Cotia. Os programas de aprendizagem profissional do Centro Profissionalizante mantêm, até os dias de hoje, práticas do Programa Entra 21, como a abordagem de competências de ordem comportamental e a importância de formações específicas, como computação gráfica e telemarketing, na inserção no mercado de trabalho.

Para o futuro, o Cepro está atento à tendência do Ensino a Distância (EAD), uma alternativa de formação que prevê o uso de sistemas para realização de diversas atividades como pesquisa, avaliação, monitoramento, acompanhamento dos jovens, pré-seleção, inscrição, entre outras.