17/12/2010

Formatura da 8ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional

A partir de uma capacitação de 400 horas aprendendo conteúdos sobre matemática e português, informática, noções administrativas e de atendimento pessoal e habilidades para a vida, cerca de 260 jovens foram preparados para atuar no mercado de trabalho, de acordo com a Lei do Aprendiz, pelo Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), que formou, em 17 de dezembro, a 8ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional.


Profissionais e professores do Cepro

Formar jovens e prepará-los para o mercado de trabalho, compartilhando experiências e fortalecendo parcerias, enriquece o trabalho do Cepro, segundo Susana Penteado, diretora da instituição, que ressaltou que o programa não apenas transforma o indivíduo, como também mostra como transformar tudo ao seu redor.

Durante a cerimônia, Dino Samaja, diretor da Fundação de Rotarianos de São Paulo, representou o presidente Eduardo de Barros Pimentel e contou sua experiência no Rotary, trabalhando no Interact, com jovens que, como é natural da idade, estavam em plena descoberta de suas aptidões profissionais. Para ele, o Cepro tem a importância de orientar os jovens nesse caminho para que possam refletir sobre seu papel no mundo do trabalho.


Dino Samaja, paraninfo da turma

Além dos formandos, o evento reuniu familiares, aprendizes que já estão empregados, profissionais da Fundação de Rotarianos de São Paulo e suas mantidas e convidados especiais como os empresários que atualmente vivenciam a parceria com o Cepro.

O excelente momento do país, com muitas oportunidades de emprego, foi ressaltado por Luiz Gustavo Napolitano, subprefeito de Cotia, que lembrou também oportunidade e mudança que o Cepro representa na vida dos jovens.

Valorizando o empenho dos jovens formandos, Priscila Daminiani, da empresa Astrazeneca Brasil, destacou: "escolham os estudos, o conhecimento, escolham vocês, escolham ser felizes".

Boas atitudes transformam o mundo

O Cepro teve como tema norteador de 2010 "Boas atitudes transformam o mundo", que reforçou o papel de cada um para a preservação do mundo e, nesse sentido, a celebração de formatura destacou o empenho e a criatividade dos profissionais e alunos ao longo da formação.


Grupo Jovens Atores e Poetas do Cepro

 Depoimentos de professores e alunos e vídeos da retrospectiva das atividades do semestre, dos aprendizes em ações práticas no Cepro e nas empresas em que fazem concomitância, foram mostrados na cerimônia, emocionando todos. Outro momento marcante da formatura foi a apresentação de uma peça teatral do Grupo Jovens Atores e Poetas do Cepro, ressaltando o ano da biodiversidade.



Formandos demonstraram entusiasmo durante cerimônia