01/07/2014

Formatura da 11º turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

A 11º turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física do Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) formou-se no dia 30 de junho. Ao lado de amigos, familiares e educadores, os formandos foram prestigiados pelos diretores e gestores da Fundação de Rotarianos de São Paulo, representantes do Rotary e do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) e parceiros.

O presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani, durante a cerimônia, felicitou os formandos por uma conquista tão importante para a vida profissional e pessoal.

Susana Penteado, diretora do Cepro, destacou a parceria entre a instituição, o Selur e o Rotary, para a realização do programa que capacita jovens e adultos, surdos e com deficiência física, para o mercado de trabalho.

Para o presidente do Selur, Ariovaldo Caodaglio, a parceria do programa, juntamente com o projeto de pesquisa sobre como a capacitação impactou a vida dos formandos, realizada em maio, irá possibilitar políticas e ações voltadas para este público.

O representante do Rotary Club e membro do Conselho Comunitário da Fundação de Rotarianos de São Paulo, José Américo Fischmann, salientou que os formandos devem continuar a sonhar com novos desafios.


Formandos com convidados

O paraninfo da turma, Marco Antonio Melchior, chefe da seção de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, apresentou como é importante desenvolver a inclusão social nas empresas.

O evento contou, ainda, com a presença de José Carlos do Carmo, representante da Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; Eduardo de Barros Pimentel, chanceler das Faculdades Integradas Rio Branco; Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco; e representantes da equipe de pesquisa do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS).

Uma retrospectiva das atividades desenvolvidas durante o ano e depoimentos de alunos, falando sobre a experiência e a oportunidade de aprendizado proporcionado pelo programa de aprendizagem, foram exibidos. A mesa presente, os pais e educadores foram homenageados.