17/03/2014

9º Oficina de Surdez e Acessibilidade

Iniciaram, no dia 17 de março, as aulas da 9º turma da Oficina de Surdez e Acessibilidade, realizada pelo Centro Profissionalizante Rio Branco, em parceria com o Centro de Educação para Surdos Rio Branco.

O programa, que é realizado com o apoio do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), é voltado para empresas e profissionais preocupados em incluir e integrar surdos e pessoas com deficiência em um ambiente acolhedor, justo e socialmente responsável.

Susana Penteado, diretora do Cepro, recepcionou os alunos, ao lado de Sabine Vergamini, diretora do Centro de Educação para Surdos Rio Branco. As diretoras apresentaram como a Fundação de Rotarianos de São Paulo e suas instituições mantidas realizam o processo de inclusão de surdos nas instituições Rio Branco.

Uma dinâmica de grupo sensibilizou os participantes sobre os desafios da comunicação entre surdos e ouvintes e a importância de quebrar paradigmas sobre a cultura surda.

A oficina, com duração de dez semanas, será ministrada pelo intérprete Rubens Gomes e pelo instrutor surdo Wilson Santos.


Sabine Vergamine e Susana Penteado