14/12/11

Formatura da 6ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física

No dia 13 de dezembro, familiares, amigos e alunos reuniram-se para comemorar a formatura da 6ª turma do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física, uma parceria entre o Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro) e o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur), que já formou mais de 240 alunos.

Compuseram a mesa solene Eduardo de Barros Pimentel, presidente da Fundação de Rotarianos de são Paulo, Ariovaldo Caodaglio, presidente do Selur, José Américo Fischmann, do Rotary Club de Itapevi, José Roberto de Melo, superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Ronaldo Freixeda, Gerente de Políticas Públicas da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, Susana Penteado, diretora do Cepro, e Sabine Vergamini, diretora da Escola para Crianças Surdas Rio Branco.


Formatura reuniu representantes de diversos órgãos

Eduardo de Barros Pimentel destacou que os conhecimentos adquiridos durante essa etapa serão colocados em prática na construção de uma sociedade melhor. "A Fundação de Rotarianos de São Paulo e agradece por vocês, formandos, terem permitido que pudéssemos conviver estes meses juntos e deseja a todos felicidades e sucesso".

Susana Penteado destacou os trabalhos desenvolvidos com o apoio do Selur, como o Programa de Aprendizagem Profissional, a Oficina de Surdez e Acessibilidade e o Congresso Internacional de Bilinguismo, que buscam uma cultura inclusiva. "O Cepro acredita que o ser humano é um cidadão pleno ao exercer sua atividade profissional. Espero que esse curso tenha implantado uma semente de motivação. Corram atrás dos sonhos e não parem de estudar", falou aos formandos.

Sobre a importância do programa, Ariovaldo Caodaglio ressaltou a capacitação adquirida pelos formandos, estimulando-os para que sejam cidadãos vencedores e felizes. A paraninfa da turma, Sabine Vergamini, completou: "Agora, com sólidos conhecimentos e confiança adquirida, esperamos que enfrentem os desafios. Acreditem em vocês, carreguem vontade de aprender, aproveitem as oportunidades e nunca desistam de seus sonhos".

José Américo Fischmann, José Roberto de Melo e Ronaldo Freixeda ressaltaram que os alunos já venceram a primeira etapa com apoio das famílias, do Cepro, do Selur e do Rotary, e que, agora, com as aptidões e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho, estão prontos para enfrentar os desafios e exercer os direitos de cidadãos, contando com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego.

Na cerimônia, o Grupo Teatral Semeadores de Inclusão apresentou a peça "Futuro Profissional: aí vou eu", que conta a história de uma adolescente surda, que busca o sucesso profissional, contando com o apoio do Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física do Cepro.


Alunos e professores comemoraram a formatura

Todas as atividades desenvolvidas pelos formandos ao longo do semestre foram lembradas em um emocionante vídeo e para lembrar os responsáveis pela conclusão dessa importante etapa, os alunos realizaram homenagens às educadoras do Cepro.

Prestigiaram a cerimônia os diretores da Fundação Nahid Chicani e Dino Samaja, Edman Altheman, diretor-geral das Faculdades Integradas Rio Branco, e Silvana Souza do Nascimento, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Física.