24/04/2015

28ª Oficina de Leitura e Escrita


Em sua 28ª edição, a Oficina de Leitura e Escrita do Centro Profissionalizante Rio Branco reuniu alunos do Programa de Socioaprendizagem Profissional e do Programa de Qualificação Profissional para Surdos e Pessoas com Deficiência Física para aprimorarem suas habilidades. A oficina aconteceu nos dias 23 e 24 de abril.

Nesse ano, a oficina teve como tema "Quando toleramos podemos ser cativantes e ampliar horizontes", que vai ao encontro do eixo temático do Cepro para 2015, que é "A tolerância desperta olhares para um novo saber".

Os alunos assistiram e discutiram o filme “Escritores da Liberdade”, que conta a história de uma jovem e idealista professora que chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores como a tolerância e o respeito ao próximo.

Após as atividades, os alunos escreveram uma redação sobre a questão central da oficina. Cada turma escolheu um texto, que foi lido aos demais participantes.


Alunas do Cepro realizam leitura de suas redações